O Open Insurance no Brasil e as expectativas da Susep - Poletto & Possamai

O Open Insurance no Brasil e as expectativas da Susep

Por Eduarda Espanhol Borba. Trainee do núcleo Seguros

As tecnologias disruptivas, como big data e inteligência artificial, são imprescindíveis para o avanço na transformação digital do mercado segurador, tornando-o mais ágil e permitindo o alcance de melhores resultados[1]. Nesse sentido, a partir da publicação da Circular Susep 624/2021 e o lançamento do Sistema de Registro de Operações (SRO), com uma plataforma para o registro das operações securitárias, criou-se espaço para a implementação do Open Insurance no Brasil.

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) prevê o Open Insurance como um ambiente de compartilhamento de dados entre os diversos integrantes do mercado[2]. Para isso, o SRO funcionará como uma plataforma na nuvem, onde estarão localizados os dados e as operações do setor. A partir de autorizações concedidas, os dados poderão ser buscados por empresas de forma on-line, quase em tempo real, ampliando a concorrência no mercado securitário.

O modelo é baseado em três fundamentos principais: Open Inovation (com disponibilidade de dados para o maior desenvolvimento de soluções no mercado securitário), Digital Experiences e Novos Modelos de Negócios. A partir desses pilares, o Open Insurance permitirá que as companhias utilizem o sistema para trabalhar em conjunto, fornecendo uma melhor experiência ao cliente final[3].

A vantagem do Open Insurance, assim, está na possibilidade de acesso e compartilhamento de dados com seguradoras ou terceiros, de forma segura e ágil, a fim de desenvolver serviços condizentes às necessidades atuais. Através de uma padronização de compartilhamento de dados, existe um potencial de melhorar a maneira como os clientes geram suas finanças e interagem com outras empresas, promovendo a democratização do acesso a produtos e serviços principalmente aos pequenos negócios, que poderão ser tão competitivos quanto grandes empresas[4].

A Susep organizou o Open Insurance em fases, a fim de garantir o funcionamento eficaz do compartilhamento de dados e da implementação do sistema. A primeira fase se chama “open data”, constitui-se em canais de atendimento e está prevista para ocorrer entre dezembro de 2021 e maio de 2022. A segunda fase iniciará em maio de 2022 a partir do compartilhamento de dados com sociedades permitidas pelos consumidores, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A efetivação dos serviços ocorrerá em julho de 2022, na terceira fase[5].

Com o intuito de ser um grande market place e garantir o aumento da cobertura de seguros no país, o Open Insurance irá promover uma disponibilização de serviços mais assertivos aos clientes segurados. Assim, a expectativa da Susep é que surjam novos modelos e ferramentas com a chegada do novo ambiente informacional e a convergência dos interessantes dos envolvidos no sistema.

Diante das expectativas promissoras em vista, a Poletto & Possamai Sociedade de Advogados possui equipe profissional especializada com vasta experiência no mercado securitário para orientar as Seguradoras nas evoluções do setor.

 


[1]Open Insurance: entenda o conceito e sua aplicação. Revista Apólice. Disponível em: < https://www.revistaapolice.com.br/2019/10/open-insurance-entenda-o-conceito-e-sua-aplicacao/>.  Acesso em: 14/05/2021.

[2] Com o advento do Open Insurance, haverá a implementação de mais capítulos do novo marco regulatório de seguros e o lançamento do segundo “sandbox” da Susep. (Susep quer novo sandbox e ‘open insurance’ em 2021. Sindsegsp. Disponível em: <https://www.sindsegsp.org.br/site/noticia-texto.aspx?id=33943>. Acesos em: 14/05/2021.

[3] Open Insurance: entenda o conceito e sua aplicação. Revista Apólice. Disponível em: <https://www.revistaapolice.com.br/2019/10/open-insurance-entenda-o-conceito-e-sua-aplicacao>. Acesso em: 14/05/2021.

[4] Susep prepara regulamentação do Open Insurance. SUSEP. Disponível em: < http://novosite.susep.gov.br/noticias/susep-prepara-regulamentacao-do-open-insurance/>. Acesso em: 16/05/2021.

[5] Seguros ainda mais personalizados com o Open Insurance. Segs. Disponível em: < https://www.segs.com.br/seguros/289017-seguros-ainda-mais-personalizados-com-o-open-insurance>. Acesso em: 21/05/2021.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Fechar Menu