Desempenho do PIB é analisado pelo Comitê de Estudos de Mercado - Poletto & Possamai

Desempenho do PIB é analisado pelo Comitê de Estudos de Mercado

Por Eduarda Espanhol Borba – trainee do núcleo de Seguros

Em 24 de junho de 2021, realizou-se a reunião mensal do Comitê de Estudos de Mercado (CEM), da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). Dentre os temas debatidos, cabe destacar o cenário econômico no Brasil e a possibilidade de o PIB manter o desempenho positivo verificado nos primeiros três meses de 2021.

De acordo com o CEM, existem indícios de que o crescimento econômico seja um pouco menor do que o esperado, tendo em vista que o IBC-Br de abril já representou valores menores do que a expectativa (0,4% em face de 0,8%). O índice de confiança do consumidor é outro fator a ser analisado, uma vez que o mercado de trabalho não tão aquecido, diante de uma vacinação lenta, implica em um desempenho baixo.

O Comitê também avaliou o comportamento dos índices de inflação no país. Em suma, espera-se uma convergência entre o Índice de Preços no Atacado (IPA) e o Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA) em um cenário mais otimista, com recuperação da renda de trabalho. Ainda, o Banco Central deve perseguir a meta de inflação para 2022, que é de 3,5%.

Por fim, foi apresentado um panorama das atuais projeções, com o setor de seguros (sem DPVAT) entre 5 e 9,4%.

Acesse aqui a notícia completa:

Cadastre-se em nossa Newsletter

Fechar Menu