Na quinta-feira, 10 de novembro, o Conselho de Recursos do Sistema Nacional de Seguros Privados, de Previdência Aberta e de Capitalização (CRSNSP) promoveu o Encontro Técnico de 2022, evento que permitiu o encontro presencial para debate de propostas de aperfeiçoamento regulatório e interpretação de normativos.
Presente na ocasião, o presidente da Comissão de Inteligência de Mercado da CNseg (CIM), Gilberto Garcia, apresentou os estudos elaborados pela CIM desde 2017, com o objetivo de criar novos materiais para as seguradoras associadas sobre análises estratégicas, tendências e inovações no mercado segurador.
Foram apresentados os estudos sobre experiência do cliente, realizado em 2017, que identificou métodos plausíveis de como a tecnologia pode ser usada para reforçar a conexão das seguradoras com seus clientes e parceiros, e sobre o ambiente digital, de 2018, que pretendeu propor sugestões para que as seguradoras possam prover melhores serviços pelo meio digital. Em conjunto com o estudo referente a Covid, feito em 2020, que por sua vez, avaliou como a pandemia poderia impactar o comportamento dos consumidores de seguro e o papel dos corretores nesse mesmo processo, e, de certa forma, mostrou que as seguradoras já estavam preparadas para a transformação digital, que ocorreria inevitavelmente, porém foi impulsionada pela pandemia.
Em destaque, Gilberto Garcia, trouxe também o estudo sobre insurtechs, de 2021, motivado pelas iniciativas da Susep relacionadas ao sandbox, ao open insurance e à simplificação das regras para criação de novos produtos. Também foram apresentados os dados do estudo sobre analytics, de 2020, que buscou mensurar a eficiência dos atuais processos digitais das seguradoras
No fim de sua apresentação, Gilberto elogiou o trabalho da SUSEP, que tem “fomentado de forma excepcional o processo de inovação nas seguradoras, colaborando para que o mercado alcance um novo patamar”.
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