Edição nº 56 da Conjuntura CNseg avalia o crescimento do PIB no próximo ano - Poletto & Possamai

Edição nº 56 da Conjuntura CNseg avalia o crescimento do PIB no próximo ano

Por Eduarda Espanhol Borba – trainee do núcleo de Seguros

A Confederação Nacional das Seguradoras – CNseg avaliou os prós e contras em relação ao crescimento do PIB do país em 2021 e 2022, através da nova edição da Conjuntura CNseg (nº 56). De acordo com a publicação, as projeções dos agentes do mercado apresentam grande dispersão, especialmente para 2022.

A Edição nº 56 destaca que alguns vetores podem influenciar o desempenho positivo da economia até 2022, como o ritmo de crescimento da economia global, os gargalos na oferta de insumos, os preços altos das commodities, o aumento da receita das exportações e a renda nacional.

Entretanto, variáveis que podem impactar negativamente o PIB brasileiro são o contínuo ciclo de alta da Selic, a corrosão da renda das famílias causada pela inflação, o aumento do número de brasileiros endividados, o risco de recuperação não integral do mercado de trabalho e a incerteza política para o próximo ano, principalmente em relação à situação fiscal.

No tocante ao mercado securitário, a publicação do CNseg destaca que em agosto de 2021, os prêmios de seguros, contribuições de previdência e faturamento de capitalização movimentaram R$ 26,3 bilhões, excluindo saúde suplementar e DPVAT, avançando 2,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Acesse aqui a notícia completa.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Fechar Menu