Conteúdo

SUSEP faz consulta pública sobre seguro obrigatório de responsabilidade civil do explorador ou transportador aéreo

Por

SUSEP faz consulta pública sobre seguro obrigatório de responsabilidade civil do explorador ou transportador aéreo

Por Maria Eduarda Gessner Le Senechal – trainee do núcleo de Contratos

A SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) publicou o Edital de Consulta Pública nº 32/2021, sobre a modalidade de Seguros Obrigatórios de Responsabilidade Civil para o Explorador ou Transportador Aéreo (RETA).

A publicação, que pretende revogar a Resolução nº 355/2017, que se encontrava vigente para regular este tipo securitário, estabelecendo novas regras e condições contratuais.  Dentre as principais alterações, a nova redação prevê a inclusão de cobertura de danos causados a terceiros, quando reconhecida a responsabilidade em decisão de juízo arbitral ou por decisão administrativa do poder público.

Outra alteração é a possibilidade de negociar a forma do pagamento da indenização pelas partes, desde que esse método esteja previsto nas cláusulas do contrato. Será possível também transacionar o termo de início e término da cobertura securitária. Todavia, os limites estipulados deverão constar na apólice, bem como o limite máximo de indenização e demais elementos básicos do contrato.

Além disso, há a imposição de que as Seguradoras comuniquem à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) eventuais inadimplementos do prêmio dos seguros por parte dos segurados e relatem imediatamente a eventual extinção de seguros RETA que estejam vigentes. Por fim, a normativa estabelece o prazo de cento e oitenta dias após a entrada em vigor para a adaptação das Seguradoras.

Confira a notícia na íntegra aqui.

Compartilhe nas redes sociais

Newsletter

Assine e receba nossas atualizações e conteúdos ricos exclusivos