Em um relatório disponibilizado pela resseguradora americana Guy Carpenter, as projeções para o ano de 2024 indicaram uma melhora do nível de capital disponível, com contenção da subida de preços e condições comerciais mais equilibradas.
O estudo indicou que os níveis de capital estão em processo de recuperação, impulsionados por resultados robustos de subscrição, ganhos provenientes de investimentos e pela falta de perdas significativas relacionadas à avaliação de mercado. Já em 2023, o capital O capital dedicado aumentou 10% em relação ao final do ano de 2022.
Em relação ao Brasil, o relatório detalhou que o mercado brasileiro encerrou o ano de 2023 com R$ 25,1 bilhões arrecadados em prêmios brutos de comissão, valor 8,8% maior que no ano de 2022. No entanto, o número de sinistros pagos diminui aproximadamente 21% em relação ao ano anterior, com o valor de sinistros pagos totalizando R$13,6 bilhões.
Uma surpresa foi a queda dos sinistro ligados as coberturas do agronegócio, saindo de 43% para 17% dos sinistros de resseguro totais, ficando atrás apenas do ramo de riscos patrimoniais, que terminou com 24% do total. O ramo que mais chamou atenção foi o de responsabilidade civil, com um aumento de quatro vezes na recuperação de sinistros comparando com o ano de 2022.
Confira a notícia completa: