Conteúdo

Governo volta a ofertar seguro de crédito às exportações

Por

Governo volta a ofertar seguro de crédito às exportações

Na segunda-feira, dia 10/7, foi formalizada pelo governo federal a contratação da Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias S/A (ABGF) para administrar as atividades de concessão de seguro de crédito às exportações (SCE) e assessorar o Ministério da Fazenda na condução do SCE e FGE – Fundo de Garantia à Exportação.

A ABGF é a agência responsável pela securitização das exportações de alto valor agregado, principalmente nas indústrias de aeronáutica, defesa, bens de capital e serviços, destacando-se a Embraer.

O novo contrato disponibilizará recursos no valor de R$ 21,9 milhões e terá a validade de um ano.

No entanto, desde o início de maio de 2023, o governo federal enfrentava dificuldades para fornecer seguros para exportações de alto valor agregado, uma vez que a empresa responsável pelo serviço, a SCE, estava sem contrato há três meses. Isso ocorreu devido à reversão do processo de privatização iniciado no governo anterior, o que paralisou as operações, dado que as renovações do contrato eram trimestrais.

Segundo o Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), estima se que os pedidos de seguros para exportação atingiram cerca de R$ 2,4 bilhões neste ano. “Nos últimos 10 anos, foram aprovadas 736 coberturas do Seguro de Crédito, representando 38,59 bilhões de dólares em exportações”, sustenta o MDIC.

A retomada das concessões, além de solucionar a dificuldade de fornecer seguros para exportações de alto valor agregado, também aumenta a competitividade do país no mercado internacional. Com o novo contrato de 12 meses com a ABGF, o governo reafirma o compromisso do país em garantir a segurança das operações de exportação e fortalece a posição do Brasil no cenário global do comércio.

Essa medida é especialmente importante para indústrias de alto valor agregado, como aeroespacial, defesa, bens de capital e serviços, e contribui para impulsionar a economia do país.

Clique e leia as notícias na íntegra:

Notícia 01

Notícia 02

Compartilhe nas redes sociais

Newsletter

Assine e receba nossas atualizações e conteúdos ricos exclusivos