Conteúdo

STJ decide que sócio responsável por fechamento irregular de empresa responderá pelo pagamento de tributos

Por

STJ decide que sócio responsável por fechamento irregular de empresa responderá pelo pagamento de tributos

A primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu em julgamento ocorrido em 26 de maio, após recursos repetitivos (REsps 1643944, 1645281, 1645333 e 1867199), que o sócio que dissolver empresa de maneira irregular, sem proceder com a baixa na Junta Comercial, responderá pessoalmente pelos tributos que ficaram pendentes.

A responsabilização do sócio ficará condicionada à ocorrência de ato ilícito, não bastando a mera inadimplência dos tributos. Em fevereiro os ministros tinham entendido que a responsabilização não poderia ocorrer, contudo, com a retomada do julgamento com voto-vista do ministro Herman Benjamin a decisão foi alterada, seguindo o posicionamento da relatora ministra Assusete Magalhães.

O entendimento será aplicável ainda que o sócio não estivesse à frente da empresa no momento do fechamento, se constatada a existência de ato ilícito por ação ou omissão. Nesse mesmo sentido, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) emitiu opinião convergente com a decisão proferida pelo STJ, de que a decisão de inclusão do sócio como responsável facilitará o adimplemento das pendências remanescentes pela dissolução irregular da sociedade.

Confira na íntegra a notícia: Clique aqui

Compartilhe nas redes sociais

Newsletter

Assine e receba nossas atualizações e conteúdos ricos exclusivos