A Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg) emitiu uma nota recomendando às suas associadas com atuação no estado do Rio Grande do Sul a prorrogação dos contratos de seguros com vencimentos entre o primeiro e o décimo dia de maio, com o intuito de auxiliar os moradores afetados pelas intensas chuvas na região. A medida também se estende aos boletos emitidos durante esse período, sem comprometer o atendimento da cobertura dos contratos.
Paralelamente, a CNseg apresentou um projeto de Seguro Social na audiência pública da Câmara dos Deputados. O projeto aborda o Seguro Obrigatório de Catástrofes decorrentes de inundações, alagamentos ou desmoronamentos relacionados a chuvas. Ele oferece cobertura para danos materiais, indenização emergencial e auxílio funeral para as vítimas desses eventos.
O projeto propõe cobertura para imóveis residenciais em áreas urbanas ou rurais, bem como para seus habitantes. Operado pela iniciativa privada, o seguro seria acionado em casos de eventos naturais reconhecidos como calamidades públicas pelas autoridades competentes. A CNseg destaca a importância desse tipo de seguro, especialmente diante dos desafios das mudanças climáticas e das limitações do governo em responder rapidamente a tais eventos.
Roberto Santos, presidente do Conselho Diretor da CNseg, ressaltou a necessidade de melhor comunicação por parte da indústria do seguro e a importância do programa de seguro catástrofe como uma resposta social baseada no mutualismo, permitindo uma ágil resposta às necessidades da sociedade diante de desastres naturais, dada a falta de celeridade ou orçamento do governo para lidar com essas situações.
Confira a notícia na íntegra:
https://revistaapolice.com.br/2024/05/chuvas-no-sul-cnseg-recomenda-prorrogacao-de-contratos/