O seguro integrado ou embutido, “embedded insurance” em inglês, é a modalidade de seguros que permite ao consumidor contratar um seguro na hora da compra de outro produto. Hoje, estas proteções embutidas são introduzidas ao consumidor de modo simples: ao comprar um celular a pessoa consente ou não para o seguro, muitas vezes com o nome de garantia estendida.
Guy Goldstein, cofundador da Next Insurance, acredita que o seguro embutido pode se tornar um mercado trilionário nos próximos anos. Já Meitav Harpaz, CEO da Insurtech Pattern, entende que a inclinação desta modalidade é dar proteção às experiências do consumidor, durante o planejamento de uma viagem, por exemplo. Ainda, Rick McCathron, CEO da Insuretech Hippo, enxerga o futuro dos seguros como digital e invisível. Ele se baseia no dado de que metade das novas apólices emitidas nos EUA são oriundas de algum tipo de produto de proteção embutido.
As projeções para o “embedded insurance” são otimistas. Goldstein indica que o produto pode suprir uma lacuna no mercado, atingindo até US$1.3 trilhão, e que promete desbravar novas ideias para trazer benefícios concretos para o consumidor, por meio do uso de dados e automação de processos no setor de seguros, assim como possibilitar ao consumidor a escolher as seguradoras, proteções e benefícios.