Com o objetivo de captação de recursos para o Programa de Seguro Rural, o Ministério da Agricultura divulgou a pretensão de reformular o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).
O Proagro funciona como uma cobertura de seguro para pequenos agricultores que sofram prejuízos na lavoura em decorrência de riscos que estejam nas coberturas do programa.
De acordo com o ministro da agricultura, Carlos Fávaro, a iniciativa objetiva a expansão do financiamento do seguro rural e otimização dos fundos governamentais, possibilitando uma economia de R$ 2 milhões e aumento do seguro rural no próximo plano safra de 2024/25.
Para avançar na proposta de reestruturação, estão sendo realizadas discussões técnicas com representantes do Banco Central e com o Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.
Sobre a proposta, o Secretário de Política Agrícola, Neri Geller, mencionou o apoio do Tribunal de Contas da União (TCU) à mudança e ressaltou a importância de direcionar o foco do Proagro para beneficiar diretamente os produtores rurais, em vez de apenas proteger os financiadores.