A Comissão de Riscos Rurais do Sincor-SP, em reunião com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo identificou ameaça a segurança financeira dos agricultores e o mercado de seguros, em razão da preocupação das partes diante do esgotamento de recursos designados à subvenção Estadual do Seguro Rural. Como consequência, produziu-se riscos referentes a devolução de valores a serem pagos, bem como cancelamento das apólices de seguros, as quais são a base para garantir as safras produtivas em todo o Estado.
Para solucionar essas questões, a Comissão do Sincor-SP junto com a Secretaria de Agricultura do estado de São Paulo, pleiteou a suplementação de R$ 5 milhões de reais para a política pública de Subvenção Rural, com objetivo de viabilizar a segurança financeira do agricultor e prevenir seu endividamento, e ainda, promover a proteção de suas lavouras e rebanhos. Essa medida, possibilita um melhor resultado no ramo rural em todo o Estado de São Paulo, uma vez que através do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) o agricultor tem como obter um custo reduzido com a sua produção, por meio do suporte governamental.
Assim, com o levantamento de dados realizado pela Comissão do Sincor-SP e Seguradoras Rurais, foi possível identificar mais de 3 (três) mil apólices que usufruem da subvenção Estadual. Vale ressaltar que esse número não considerou os conglomerados financeiros.