Um ano após a atualização das Áreas de Risco Agroclimático (Arcos), a sojicultura obteve avanços significativos na redução de seus impactos climáticos. A ferramenta, lançada pelo Departamento de Agricultura em Abril de 2023, ajudará os agricultores a melhorar a gestão agrícola, fornecendo condições de solo e clima mais precisas que afetam as operações agrícolas.
Uma das principais mudanças é uma melhor classificação do solo, levando em consideração detalhes como a proporção de argila, silte e areia, além dos parâmetros hídricos (AD). Zarc provou ser uma ferramenta poderosa para apoiar o planeamento de culturas e proteger as culturas dos desafios climáticos.
A capacidade de fornecer recomendações específicas adaptadas às condições locais contribui para uma agricultura mais inteligente e resiliente. A Embrapa completa esse avanço com o Documento 447, que introduz novos indicadores Zarc, como níveis de manejo do solo para reduzir riscos hídricos em sistemas agrícolas.
Este plano representa um salto qualitativo para a agricultura, ao avaliar com maior precisão os riscos climáticos e promover boas práticas de gestão dos solos. A indústria de seguros agrícolas beneficia da precisão de Zarc ao ser capaz de ajustar políticas e taxas e tornar as políticas mais relevantes e competitivas para as realidades da produção agrícola. Estes desenvolvimentos beneficiam os agricultores, que podem aceder a seguros mais baratos, e as seguradoras, que podem prestar um serviço mais eficiente e personalizado.