Conteúdo

Ferramenta para mensurar riscos climáticos será desenvolvida pelas seguradoras

Por

Ferramenta para mensurar riscos climáticos será desenvolvida pelas seguradoras

A ferramenta do Heat Map, desenvolvida inicialmente pela United Nations Environment – Programme Finance Initiative (UNEP- FI), será aplicada em âmbito nacional graças à iniciativa da Confederação Nacional das Seguradoras – CNseg. Assim, até o final do semestre de 2023, as seguradoras finalizarão projeto para desenvolver ferramentas que mapearão os riscos climáticos em todos os estados, incluindo um mapa de calor (Heat Map).

Conforme a diretora de Sustentabilidade e Relações de Consumo da CNseg, o Brasil foi escolhido para implementação da ferramenta pelo protagonismo do seu setor de seguros em questões ASG, bem como pelas dimensões continentais do país.

Os riscos que serão mapeados envolvem: ondas de calor e de frio, secas, mudanças crônicas de temperatura, enchentes fluviais, costeiras e urbanas, aumento do nível do mar, estresse hídrico, variabilidade sazonal, intensidade do vento e incêndio. Assim, as seguradoras poderão avaliar os riscos em cada região e classificá-los em: alto, médio, baixo ou indeterminado.

A ferramenta será importante para que as seguradoras, bancos, empresas, autoridades e poder público possam gerenciar melhor os riscos climáticos, protegendo pessoas e patrimônios contra os efeitos econômicos negativos desse tipo de evento.

Clique e acesse a íntegra da notícia

Compartilhe nas redes sociais

Newsletter

Assine e receba nossas atualizações e conteúdos ricos exclusivos