Conteúdo

COP30: CNseg apresenta ferramenta regionalizada para avaliação de risco de inundação

Por

COP30: CNseg apresenta ferramenta regionalizada para avaliação de risco de inundação

A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) apresentou, na quarta-feira (19/11/14), durante a COP30, em Belém, a “Ferramenta de Avaliação de Riscos Climáticos (Inundação)”, integrada ao Hub de Inteligência Climática da entidade. O instrumento foi desenvolvido para identificar, quantificar e analisar riscos associados a eventos de inundação no Brasil.

Dados divulgados pela CNseg indicam que, entre 2022 e 2024, ocorreram 67 eventos climáticos relevantes no país, resultando em perdas estimadas em R$ 184 bilhões. Desse total, 9% estavam cobertos por seguros. Os efeitos desses eventos também incluem impactos sobre a população, como mortes, desabrigados e desalojados, decorrentes de fenômenos como alagamentos, enxurradas, secas e ondas de frio.

A ferramenta tem como objetivo apoiar a gestão de riscos climáticos físicos ao avaliar a exposição de bens segurados com base na localização geográfica. A partir dessa análise, busca-se facilitar a adoção de medidas preventivas e o desenvolvimento de coberturas adequadas pelas seguradoras.

O modelo utiliza quatro bases principais: registros históricos de eventos, dados de Sensoriamento Remoto, cálculos de probabilidade combinados a balanços hidrodinâmicos e modelagens hidráulicas e hidrológicas em 2D, incluindo simulações de escoamento e planícies de inundação por meio de softwares como o HEC-RAS 2D. Esses elementos permitem gerar um índice de risco para diferentes áreas.

Segundo André Vasco, diretor de Serviços às Associadas da CNseg, o conhecimento detalhado dos riscos associados a cada localidade contribui para o desenvolvimento de medidas de prevenção e de produtos específicos.

A CNseg também destaca informações do Radar de Eventos Climáticos e de Seguros no Brasil, estudo do Hub que aponta diferenças regionais na distribuição da cobertura securitária. Enquanto a região Sul registra as maiores perdas econômicas, as regiões Norte e Nordeste concentram menos de 2% das perdas seguradas.

Com a análise segmentada por localização, a ferramenta oferece subsídios para que seguradoras ampliem sua atuação em regiões com menor oferta de proteção, permitindo uma avaliação mais precisa do risco e contribuindo para o planejamento de ações de resiliência e recuperação em situações de desastre.

Link: https://www.cnseg.org.br/noticias/cop-30-c-nseg-lanca-ferramenta-regionalizada-contra-risco-de-inundacao

Compartilhe nas redes sociais

Newsletter

Assine e receba nossas atualizações e conteúdos ricos exclusivos