Conteúdo

Brasil inicia segunda fase para implementar Open Banking

Por

Brasil inicia segunda fase para implementar Open Banking

Por Maria Eduarda Gessner Le Senechal – trainee do núcleo de Contratos

Iniciada em 13 de agosto, a segunda fase de implantação do Open Banking possibilitará uma maior digitalização do mercado financeiro. O sistema permitirá maior compartilhamento de dados dos clientes, com sua expressa permissão, entre as empresas financeiras.

O Open Banking já é utilizado em vários países e permite que os negócios e produtos digitais ofertados sejam mais customizados e vantajosos para os consumidores, possibilitando a contratação de serviços de diferentes instituições financeiras. Além disso, proporciona maior controle ao cliente sobre quais dados serão compartilhados entre as instituições.

No Brasil, o órgão regulador do Open Banking será o Banco Central, que prevê o início da fase 3 de implementação a partir de 30 agosto. A terceira fase propiciará o compartilhamento de transações de pagamento e propostas de créditos entre os bancos. Na quarta e última fase, com término previsto para setembro de 2022, as instituições conseguirão ofertar serviços de investimentos, câmbio e previdência privada para os consumidores de outros bancos.

Leia a notícia da íntegra aqui.

Compartilhe nas redes sociais

Newsletter

Assine e receba nossas atualizações e conteúdos ricos exclusivos