A Black Friday está se aproximando, e com ela cresce o risco de fraudes em compras online. Embora existam seguros que possam proteger os consumidores em casos de roubo ou perda de cartões, furtos de celular e transações fraudulentas, esses produtos têm limitações específicas. Os seguros mais comuns são: de perda, roubo ou furto de cartão, que cobrem compras feitas com cartões furtados, e o seguro de bolsa protegida, que inclui itens roubados de uma bolsa ou mochila, incluindo o cartão. Há também o seguro Pix, que abrange transações realizadas sob ameaça ou roubo do celular.
No entanto, os especialistas esclarecem que esses seguros não cobrem golpes digitais em que o consumidor é enganado e realiza a compra de forma voluntária, como cliques em links falsos ou fraudes por telefone e WhatsApp. A recomendação é que os consumidores adotem precauções para evitar tais golpes. Os seguros têm custo acessível, entre R$ 5 a R$ 7 mensais, e são oferecidos por bancos, carteiras digitais e varejistas. Além disso, a cobertura para transações indevidas em caso de roubo de celular, lançada pela Porto Seguro, também não cobre fraudes virtuais.
Especialistas ressaltam que esses seguros são importantes, principalmente em épocas de alta criminalidade, como o final do ano, mas que é fundamental estar atento e tomar medidas preventivas.
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