Conteúdo

Nova Lei de Licitações prevê Seguro Garantia para Grandes Obras

Por

Nova Lei de Licitações prevê Seguro Garantia para Grandes Obras

Por Camila Pretko de Lima, Trainee no Núcleo de Seguros da Poletto e Possamai Sociedade de Advogados e Graduanda em Direito pela Universidade Federal do Paraná

Na última quinta-feira (10/12/2020), o Senado aprovou o Projeto de Lei nº 4253/2020, que revoga dispositivos das Leis nº 8.666/93 (Lei de Licitações),  nº 10.520/2002 (Lei do Pregão) e nº 12.462/11 (RDC), alterando normas gerais para licitações, formalização e fiscalização de contratações públicas.

O Seguro Garantia também é destaque no novo texto.

Para obras de grande vulto, acima de R$ 200 milhões, poderá ser exigida como garantia de fiel cumprimento das obrigações do contratado apólice com cláusula de retomada e importância segurada em percentual equivalente a até 30% (trinta por cento) do valor inicial do contrato, elevando os 10% (dez por cento) previstos pela Lei nº 8.666/93.

A cláusula de retomada deverá prever a continuidade de execução e a conclusão do objeto do contrato diretamente pela Seguradora ou por meio de subcontratados. Caso não assuma a execução do contrato, a indenização será paga na integralidade dos valores assegurados.

O projeto, que segue para sanção presidencial, reafirma elementos presentes nas normativas da SUSEP em relação ao Seguro Garantia, como sua finalidade, período de vigência que acompanha o do contrato principal, e a exigência de cobertura para verbas trabalhistas  nos contratos com regime de dedicação exclusiva de mão de obra. 

Saiba mais em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/12/10/senado-aprova-nova-lei-de-licitacoes.

Compartilhe nas redes sociais

Newsletter

Assine e receba nossas atualizações e conteúdos ricos exclusivos